sábado, 18 de junho de 2011

JACOB "KILLER" MILLER


Jacob ´´Killer´´ Miller,famoso cantor de reggae, nasceu Jacob Mathias Miller em Mandeville interior da Jamaica no dia 4 de Maio de 1952 ..
Os pais de Jacob Miller eram Joan Ashman e Desmond Elliot. Na idade de oito anos transportou-se a Kingston, Jamaica onde cresceu com seus avós maternos. Em Kingston, Miller começou a trabalhar nos estúdios populares que incluem o Studio One de Clement Dodd ,tendo gravado o seu primeiro single com Coxsone Dodd, intitulado "Love Is A Message" (aka ’Let Me Love You’) em 1968, com apenas 13 anos.
A música não foi um hit, e Miller teve que esperar alguns anos para retornar aos estúdios. Em 1974 ele gravou alguns singles com Augustus Pablo, incluindo: "Each One Teach One", "Keep On Knocking", "False Rasta", "Who Say Jah No Dread" e "Baby I Love You So". A maioria foram bem populares no circuito do Reino Unido. Infelizmente, a Island Records colocou impasses nos créditos e Miller ainda estava com seu brilho ofuscado. As canções para Dodd, incluindo “Love is a Message” em 1968, que os irmãos Swaby, (Horace,conhecido mais tarde como Augustus Pablo, e Garth) tocaram em seu sistema de som Rockers Sound System. Enquanto a canção não obteve muito sucesso nem não manteve a atenção de Dodd em Miller, conduziu ao interesse sustentado de Pablo em Miller. Depois que os irmãos lançaram sua própria etiqueta em 1972, Pablo gravou uma versão de “Love is a Message” nomeada “Keep on Knocking” em 1974. No próximo ano Miller gravou mais cinco canções para Pablo (já citadas anteriormente),e cada qual se tornaram clássicas com os dubs do King Tubby em seus lados B.
Estes singles desenvolveram a reputação de Miller e atraíram finalmente o Inner Circle para empregá-lo como um vocalista de ligação,e as coisas começaram a mudar para Jacob Miller quando tornou-se um membro da banda Inner Circle. Em 1976, as batidas roots do Inner Circle foram evidenciadas em hits como "Tenement Yard" e "Tired Fe Lick Weed In A Bush" (ambas creditadas à Jacob Miller). As batidas do ´´roots rock reggae´´, combinadas com o explosivo estágio de Miller, fizeram o Inner Circle despontar como banda top no final dos anos 1970´s na Jamaica. Miller era um homem exuberante, possuído por características peculiares diante dos demais cantores de reggae, e no Inner Circle conseguiu fixar hits inabaláveis na história do reggae, incluindo: "All Night Till Daylight" e "Forward Jah Jah Children".Ao gravar com o Inner Circle, Miller continuou a levar a cabo uma carreira solo gravando “Girl Don’t Come” produzida por Gussie Clarke, e “I’m a Natty” produzida por Joe Gibbs. Ganhou o segundo lugar na competição do festival da Jamaica da canção em 1976 com a canção “All Night ‘Till Daylight” e produziu seu primeiro álbum solo em 1976, Dread Dread aka Tenement Yard.

Nenhum comentário:

Postar um comentário